rss search

next page next page close

O Projeto Itália 2012 ainda não terminou

No dia 6 de março de 2012, numa terça-feira, um pouco mais de um mês depois de a equipe do Projeto Itália 2012 ter voltado ao Brasil, o missionário Junior conseguiu fazer uma reunião com os cristãos da Universidade de Verona. O que a princípio seria apenas uma reunião com dois estudantes, o Davide e o Francesco, acabou se tornando um quebra-gelo, com a presença de seis estudantes.

Eles tiveram um momento de descontração e de compartilhar da palavra. No final, Junior apresentou o My Soularium para quem não o conhecia e o usou como ferramenta para conhecê-los mais. Junior os desafiou a fazerem os 10+ (uma estratégia de orar por 10 amigos a fim de que Deus lhes dê estratégias e oportunidades para evangelizá-los). Depois, Junior deixou o My Soularium com o estudante Francesco para que ele pudesse ter experiências de evangelismo durante a semana seguinte.

Nesta semana, na quinta-feira, dia 29 de março, Junior pôde participar de mais uma reunião com os estudantes. Ele tem-nos dado notícias sobre as reuniões e disse que cada reunião tem sido uma bênção. Nessa última, o estudante Davide compartilhou da palavra, que os edificou bastante. Eles também decidiram fazer cartazes evangelísticos e pega-crentes para espalhar por todos os campi.

A expectativa é que as próximas reuniões estejam mais cheias e que os estudantes levem sempre um visitante. Por isso, continuem orando pelo Projeto Itália, que já está rendendo frutos depois de tudo o que pudemos presenciar e ver o que Deus pôde fazer por meio da equipe de estudantes e missionários do Alfa e Ômega, juntos com Junior e Pricila.

Saber que essas reuniões estão acontecendo na Universidade de Verona, certamente, é uma maravilha para nós e nos confirma cada vez mais que o nosso Deus faz muito mais do que pedimos ou pensamos.

 


next page next page close

Parceria com a Igreja Batista de Mantova


Uma das coisas mais essenciais neste Projeto foi a parceria com a Igreja Batista de Mantova. Uma tarefa muito importante que tivemos com essa parceria foi a formação de multiplicadores espirituais, pois alguns de seus membros puderam receber treinamentos voltados para a área de liderança, e aulas sobre estratégias e visão para ajudar a cumprir a Grande Comissão. Para isso, os membros da nossa equipe ministraram aulas sobre diversos temas e materiais utilizados na Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo. Essas aulas foram voltadas para a liderança pessoal, ministerial e a importância do chamado que cada um tem.

Na segunda semana de Projeto, a estudante Ana Carolina Benevides, de Natal, ministrou a aula sobre o tema Mordomia: tempo, tesouro e talento, sobre como temos que administrar o tempo e os dons que Deus nos deu e como devemos prestar contas de tudo a Ele para a Sua obra. O estudante Adriano, de Recife, falou sobre Vivendo sobre uma perspectiva eterna, sobre a importância de não pensar só no hoje, no agora, mas sim no futuro, lembrando que todas as coisas terrenas passam, mas as coisas como vida com Deus e as pessoas são as que permanecem para sempre. Sua aula também abrangeu temas sobre a Lei da semeadura, ou seja, o que você planta você colhe (Gálatas 6:7-8), para que as pessoas comecem a pensar que a vida não é limitada, expandindo sua visão para a eternidade.

Na terceira semana, o estudante Juan e o Missionário Fernando Bispo, do Rio de Janeiro ministraram a aula com o tema Coração do líder, desenvolvendo a ideia de que o líder deve permanecer na visão de liderança e deve ter uma constância, ou seja, o líder eficaz é aquele que permanece constante em meio a dificuldades. O conteúdo da aula também abordou que o líder deve contagiar as pessoas ao seu redor e manter o coração humilde ao serviço para obra de Deus.

Na última semana do Projeto, a estudante Talita, de Fortaleza, ministrou a aula sobre o tema Compaixão, que envolveu tanto a compaixão aos perdidos quanto a todos os outros que estão ao nosso redor, ensinando que devemos agir com compaixão com as pessoas a ponto de mostrar o amor de Deus a elas. A estudante Danusa, do Rio de Janeiro, ministrou a aula com o tema Como ajudar no cumprimento da Grande Comissão, que enfatizou o Ide ordenado pelo nosso Senhor Jesus aos seus discípulos de evangelizar toda criatura, motivando os treinados a obedecer ao Ide, como fazê-lo e explicando o porquê dessa necessidade.

Nesse último domingo, dia 29 de janeiro, tivemos o nosso último culto na Igreja Batista de Mantova. Aproveitamos para fazer uma despedida a toda a igreja e uma homenagem a todas as famílias que cederam suas casas durante todo esse mês para nos hospedar. Foi um culto muito emocionante. Vamos sentir saudades da Igreja e de todos os nossos hospedeiros.

Com tudo isso, somos muitos gratos, primeiramente a Deus, por ter nos proporcionado essa parceria; à Igreja, por ter sido tão hospitaleira conosco, fazendo diversas refeições, emprestando roupas de frio, celulares para que pudéssemos nos comunicar uns com os outros, e doando-nos o seu espaço para a ministração do treinamento de liderança e das aulas; ao Pastor Fábio e aos missionários Junior e Pricila, que também foram essenciais para que este Projeto acontecesse. Desejamos que essa parceria renda muitos frutos e que Deus abençoe a todos os líderes e membros da Igreja Batista de Mantova.



next page next page close

Evangelismo nos campi de Mantova e Verona

Na última sexta-feira, 20 de janeiro, visitamos pela primeira vez o campus de Mantova para reconhecimento e estabelecer estratégias de evangelismo. Descobrimos que existem dois campi: um é o Politécnico de Milão, e o outro é a Universidade de Mantova. A princípio, vimos que os campi são muito vazios, os estudantes estão sempre em aulas ou estudando em salas, estão passando nos corredores com pressa por causa do período de provas e, com o tempo muito frio, eles acabam voltando para casa assim que acabam as aulas ou assim que fazem as provas.

Outra coisa que vivenciamos nessa visita ao campus foi que os funcionários da Universidade e até mesmo os estudantes receberam com estranheza a nossa presença, mostrando como o povo mantovano é menos aberto. Alguns de nossos grupos conseguiram conversar com uns estudantes e descobrir que eles em geral costumam se encontrar para almoçar em bares próximos ou que outros trazem seus próprios lanches de casa e comem durante as aulas.

Dessa forma, acabamos nos sentindo um pouco preocupados e frustrados com a dificuldade que encontraríamos nesses campi para abordar os estudantes, como e quando poderíamos fazer isso. Sendo assim, logo depois dessa visita, nos encontramos para discutir os pontos-chave que tínhamos notado nos campi e, baseando-se no que vimos, quais seriam as estratégias de evangelismo para esse local. Como os campi de Mantova são muito diferentes do campus de Verona (menor, com menos estudantes e com pessoas mais fechadas), decidimos nos dividir em dois grupos: um menor que iria evangelizar nos campi de Mantova e outro maior que continuaria indo ao Campus de Verona.

Então, nesta segunda-feira, 23 de janeiro, 5 estudantes de nossa equipe foram aos campi de Mantova e depois se encontraram com Natan, um estudante brasileiro de Arquitetura no Politécnico de Milão que está envolvido no nosso Projeto, e com o Junior, o missionário da Igreja Batista de Mantova. Apesar das expectativas um pouco negativas, eles conseguiram encontrar um local onde os estudantes ficam mais concentrados, sendo tomando café ou conversando e, com muita naturalidade e com a ajuda do My Soularium, conseguiram abordar 14 estudantes, com quem iniciaram conversas sobre assuntos espirituais, conseguindo compartilhar o evangelho para muitos deles.

Também tivemos um bom tempo na Universidade de Verona: dos 9 estudantes de nossa equipe que foram, alguns se encontram com os estudantes cristãos com quem saíram para evangelizar e passar a visão do Movimento, e outros evangelizaram novos estudantes.

Com tudo isso, vemos que Deus tem aberto muitas portas, tem feito muito mais do que pedimos ou pensamos, e que Seu poder vai muito além de nossa visão humana e nossas expectativas.

Pedimos que continuem orando pelo tempo de evangelismo nos campi de Mantova e Verona, para que Deus nos leve aos frutos maduros e salve muitos estudantes.

 


next page next page close

Primeiras conversões no Campus de Verona

Na última sexta-feira, dia 13 de janeiro, tivemos mais um tempo de evangelismo no Campus da Universidade de Verona. Este dia foi muito marcante para nós, pois 4 pessoas oraram recebendo a Cristo.

As duas primeiras conversões foram com duas estudantes inglesas, que abordadas por Juan e Milena, por meio do My soularium, foram muito receptivas e abertas para falar sobre assuntos espirituais. “Do início ao fim da conversa, pudemos ver que elas tinham sede de conhecer a Deus. Na hora de escolher uma imagem que descrevesse sua jornada e experiência espiritual, uma delas não sabia qual escolher nem como descrevê-la, o que comprova como ela estava carente espiritualmente e como os estudantes precisam ouvir falar do evangelho de Deus. Quando eu e o Juan falamos que Deus as ama e quer ter um relacionamento pessoal com elas, pudemos ver seus rostos perplexos. Então, quando explicamos como elas podiam convidar Jesus para entrar em suas vidas, elas se sentiram à vontade para orar conosco recebendo a Cristo.” [Depoimento de Milena]

As outras duas conversões aconteceram quando Fernando Bispo e Pricila abordaram três africanos também utilizando o My Soularium. “Tivemos a excelente oportunidade de abordar um grupo de três africanos, cada um de um país. Começamos com o My Soularium e, logo no começo, percebemos uma grande abertura para falar de Jesus. Perguntei qual foto eles escolheriam para descrever Deus. Todas as fotos escolhidas mostravam essa abertura. Então, perguntei se eles gostariam de conhecer a Deus pessoalmente. Apresentei o plano de salvação dando a oportunidade para que eles recebessem a Cristo. Dois deles oraram (uma menina da Costa do Marfim e um menino do Congo), e amanhã (quarta-feira, dia 18 de janeiro) nos encontraremos novamente para falar sobre a decisão que eles tomaram. Hoje (terça-feira, dia 17 de janeiro), reencontrei um deles por acaso no restaurante universitário. Ele estava com outro amigo africano, de Moçambique. Tive a oportunidade de compartilhar um pouco do evangelho com ele também, que ficou de aparecer no encontro amanhã (18 de janeiro).” [Depoimento de Fernando Bispo]

Como nos outros dias, uma ferramenta que está sendo muito eficaz no momento da abordagem é o My Soularium. O fato de ter que mostrar 50 fotos para os estudantes irem escolhendo as que mais têm a ver com suas vidas, quais as que representam sua vida espiritual e quais representam Deus para elas simpatiza e abre portas para uma conversa muito tranquila, descontraída e para compartilhar Cristo.

Orem para que os estudantes que tomaram uma decisão por Cristo nos procurem e queiram saber mais sobre Jesus e essa decisão, e para que consigamos encontrá-los no Campus para desenvolver uma nova conversa.

 


next page next page close

2º dia no Campus de Verona

Nesta quinta-feira, dia 12 de janeiro, fomos ao Campus da Universidade de Verona especificamente para colar cartazes de divulgação do Ágape Itália e evangelizar. Espalhamos, pela Universidade, os cartazes com a frase “Ti senti come un pesce fuori d’acqua? Vogliamo conoscerti.” (que significa “Se sente como um peixe fora d’água? Queremos conhecê-lo.”) e também com o endereço de e-mail e telefone para contato, para chamar a atenção tanto de cristãos quanto de não cristãos.

Antes do momento de abordagem, o nosso grupo se dividiu em duplas e trios. A maior parte dos estudantes abordados foi muito receptiva, poucos foram hostis ou pareceram inventar alguma desculpa para não nos ouvir. Pudemos perceber que os estudantes são muitos sedentos de Deus ou que reconhecem que precisam experimentar algo mais profundo do que já vivem e que não são completos por si mesmos.

Hoje conseguimos plantar muitas sementes por meio de conversas curtas ou longas com os universitários de Verona. Alguns de nosso grupo evangelizaram até o fim, outros apenas falaram de uma vida com Deus e do sentido que ela pode ter Nele. Em tudo isso, podemos ver como os estudantes carecem de ouvir a palavra de Deus e como Ele mesmo está trabalhando para alcançar os estudantes da Itália.

Oremos para que Deus continue nos levando até os frutos maduros e aos sedentos por conhecê-LO.

 


next page next page close

Primeira semana do Projeto

O Projeto Itália 2012 começou com muitos desafios. O primeiro foi enfrentar uma viagem longa e cansativa emendando com uma pequena diferença de fuso horário, que, contando com as horas não dormidas na viagem fez muita diferença… O segundo desafio tem sido enfrentar o clima que, comparado ao brasileiro, é muuuito frio. Deus tem nos ajudado muito nesse sentido, pois alguns irmãos que nos receberam tem nos emprestado casacos pesados, luvas, tocas… Graças a Deus, o inverno aqui neste mês não tem sido tão rigoroso como nos anteriores. Já pegamos temperaturas de 13ºC – o que pode ser considerada uma temperatura quente no inverno –, quando algumas pessoas aqui disseram que, nos invernos anteriores, já pegaram -14ºC. Entretanto, a menor temperatura que enfrentamos foi -3ºC. O terceiro desafio é a diferença cultural entre brasileiros e italianos. Por isso, nos primeiros dias dessa primeira semana de Projeto, recebemos treinamento transcultural para entender a visão de mundo dos italianos e quais coisas de nossa cultura poderiam ser barreiras ou conexão para nos relacionar com eles.

No domingo, dia 8 de janeiro, fomos pela primeira vez na Igreja Batista de Mantova, onde iremos todos os domingos deste mês de janeiro e onde começamos o Lideração (um treinamento específico de liderança) e, a partir da próxima segunda-feira, começaremos outros treinamentos focados em assuntos espirituais com os membros da igreja. Graças a Deus, o pastor e todos os membros têm nos recepcionado muito bem, e praticamente todos se alegram com o fato de estarmos fazendo missões no seu país. Uma coisa muito importante também é que Deus separou pessoas para nos receber em suas casas aqui, todos brasileiros e muito calorosos, algo que tem sido maravilhoso para nós.

Na segunda-feira, dia 9 de janeiro, visitamos a cidade de Bologna, a fim de conhecer os missionários Nicole, Jesse, Matt, David, Linda, Cristiano, Ashley e Elizabeth, que fazem parte da liderança do ministério Ágape Itália – como se chama o movimento Alfa e Ômega na Itália. Conversamos com essa liderança durante um bom tempo para saber como abordar os universitários italianos e como estabelecer conexões e relacionamentos com eles. Depois, visitamos os campi da Universidade de Bologna, oramos por aquele local e pelos estudantes de lá, para que possam ter a oportunidade de conhecer a Cristo pessoalmente.

Na terça-feira, dia 10 de janeiro, visitamos a Universidade de Verona a fim de conhecer os campi e estabelecer estratégias de conexão, de relacionamento e de evangelismo. A recepção dos estudantes já foi muito boa. Alguns integrantes de nosso grupo conseguiram conversar com uns estudantes, que foram muito receptivos, mostrando interesse em nos ver outros dias para conversar outras vezes. Nesse mesmo dia, após a visita à Universidade, tivemos uma reunião de planejamento estratégico para trocar ideias sobre o que vimos nos campi e sobre como iremos fazer conexões com os estudantes.

Na quarta-feira, dia 11 de janeiro, nos reunimos mais uma vez para continuar o planejamento estratégico e produzir o material que pretendemos utilizar na Universidade de Verona quando estivermos em contato com os estudantes universitários. As ideias são diversas: abordagem com pesquisa interativa, com jogo da vida interativo, com o My solarium (imagens que mostramos aos estudantes para que eles escolham as que mais têm a ver consigo mesmos), montagem de um stand, Clube de Português para ensiná-los a falar português – tudo ajudando-nos a desenvolver um diálogo com os estudantes que leve a um assunto espiritual.

Desde que chegamos até o presente momento, Deus tem feito maravilhas diante de nós: usando os membros da Igreja Batista de Mantova para nos servir em todos os sentidos; quebrando paradigmas com a receptividade dos estudantes universitários; ajudando a nos virar com o inglês e o italiano; e suprindo todas as nossas necessidades.

Orem para que Deus continue trabalhando por meio de e em nossas vidas.

 


next page next page close

E lá vamos nós!

 

Queridos irmãos,

Começamos oficialmente, no dia 5 de janeiro, o Projeto Missionário do Movimento Alfa e Ômega: Projeto Itália 2012. Dezoito participantes, entre estudantes e missionários, de diferentes partes do Brasil, estão reunidos na cidade de Mantova, na Itália, cheios de expectativas em relação ao projeto. Os estudantes universitários são: Danusa, Douglas, Juan, Milena, Raphael, Raquel e Sanderson, do Rio de Janeiro; André, Fabiano e Thábata, da Bahia; Adriano, de Recife; Talita, do Ceará; Carol e Tábita, de Natal. Os missionários são: Liege e Fernando, do Movimento Alfa e Ômega do Rio de Janeiro; e Junior e Pricila, da Igreja Batista de Mantova, na Itália.

Temos certeza de que é o começo de um tempo muito especial aqui na Itália. Nossa expectativa é a de deixar um embrião de movimento espiritual entre universitários nas cidades de Mantova e Verona. Nessas cidades trabalharemos em parceira com a Igreja Batista de Mantova e o Ágape Itália (como é chamado o Movimento Alfa e Ômega na Itália).

Nossa visão é que possamos voltar para nossas casas amando ainda mais o Senhor, com um compromisso renovado com Deus e Sua obra (Fl. 1:9-11), com a certeza de que deixamos muitos frutos para serem colhidos aqui na Itália.

 


O Projeto Itália 2012 ainda não terminou

No dia 6 de março de 2012, numa terça-feira, um pouco mais de um mês depois de a...
article post

Parceria com a Igreja Batista de Mantova

Uma das coisas mais essenciais neste Projeto foi a parceria com a Igreja Batista de...
article post

Evangelismo nos campi de Mantova e Verona

Na última sexta-feira, 20 de janeiro, visitamos pela primeira vez o campus de Mantova...
article post

Primeiras conversões no Campus de Verona

Na última sexta-feira, dia 13 de janeiro, tivemos mais um tempo de evangelismo no Campus...
article post

2º dia no Campus de Verona

Nesta quinta-feira, dia 12 de janeiro, fomos ao Campus da Universidade de Verona...
article post

Primeira semana do Projeto

O Projeto Itália 2012 começou com muitos desafios. O primeiro foi enfrentar uma viagem...
article post

E lá vamos nós!

  Queridos irmãos, Começamos oficialmente, no dia 5 de janeiro, o Projeto...
article post